65% dos estudantes de hoje vão trabalhar
em profissões que ainda não existem

The Future of Jobs (2016)

Os jovens são responsáveis pelo seu futuro

O que é o Desafio Criadores do Futuro?

O Desafio visa encorajar jovens a pensarem o futuro da educação e das profissões, reconhecendo-os como protagonistas dos seus próprios destinos. Nele, os estudantes serão convidados a debater o futuro e o impacto desse futuro na escola e nas profissões, a apresentarem suas perspectivas por meio de uma atividade artística (produção de um vídeo) e, assim se apropriarem das suas visões sobre como vislumbram o futuro, tendo como pilares centrais a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe e ainda inspirar milhões de jovens a pensarem nesse importante desafio.

A arte é a melhor forma de articulação da voz juvenil na sociedade

Por que usar o cinema e a música?

"Quando usamos a arte, o storytelling, um filme ou uma música - que são inspiradores, criamos a condição ideal para abrir o coração. E quando abrimos o coração, temos acesso à compaixão, curiosidade e coragem para a mudança."
May Taherzadeh, cineasta inglesa.

A arte sempre esteve na ponta de lança das transformações sociais, sendo usada para dar voz àqueles que enxergavam a necessidade da mudança. Em todos os tempos, a arte foi e tem sido utilizada para exteriorizar sentimentos e provocar reflexões, em virtude do seu poder de cativar e fixar a atenção dos espectadores.

A proposta do desafio é usar o poder do cinema e da música para os jovens expressarem suas perspectivas sobre como deverá ser a educação do futuro e tocarem milhões de pessoas por meio do poder de amplificação da arte, para criar um efeito catalisador de transformação nestes temas.

Em um mundo pautado por transformações, será que os alunos estão conscientes de que são capazes de co-criar seu próprio destino?

A escola do passado não prepara os profissionais do futuro

Por que falar sobre o futuro das escolas e das profissões?

As transformações sociais, embora pareçam abstratas e distantes, precisam ser "desromantizadas" e trazidas à realidade. Pensando nisso, desenvolver uma sociedade que se proponha a trabalhar em prol de uma construção social de capacidades e habilidades através das profissões faz-se necessário.

Neste sentido, o Desafio Criadores do Futuro propõe uma conscientização da próxima geração que entrará no mercado de trabalho quanto a responsabilidade que está em suas mãos. Propõe, inclusive, que as instituições de ensino, sejam o celeiro desta conscientização, capacitando os alunos a observarem, refletirem e debater sobre este cenário.

O desafio é a força motora que tira o jovem da sua zona de conforto

Por que um desafio?

Embora muito presente no cotidiano dos jovens através de games e provas, o desafio tem sido subutilizado quanto ao seu poder de mover e estimular esses atores a trazerem grande impacto social quando é associado a um propósito de transformação. Os desafios levam os jovens a terem um norte e não desistirem até alcançá-lo, instigando-os a darem um pouco mais de si para tornarem seus objetivos reais. Ao mesmo tempo, por trazer um traço de competição, estimula o pensamento crítico e análise profunda sobre um problema, o que direcionado a um objetivo coletivo, torna-se extremamente benéfico.

Os jovens devem ser os protagonistas das mudanças na educação

Os jovens devem ser os protagonistas das mudanças na educação

Por que os jovens?

A sociedade atual tem enfrentado dias de crise moral e ética diante da intensa transformação e evolução da tecnologia e do ser humano. Em meio a este cenário, a escola tem se encontrado em crise quanto ao seu papel e os próprios alunos estão cada vez mais desengajados no seu processo educacional. Afinal, em um mundo tão rápido e tecnológico, tem sido difícil enxergar como a vida escolar e os conhecimentos adquiridos irão fomentar a sua formação.

Contudo, como é possível pensar em uma evolução nesses aspectos, sem observar o futuro, que será construído pelos jovens que estão hoje nas escolas?

Enquanto essa pauta tem tomado a agenda de instituições e governos, que não serão os principais idealizadores desta realidade, o Desafio Criadores do Futuro propõe que os jovens sejam os protagonistas desta discussão na sociedade. Deslocando o debate sobre o futuro, as suas profissões e as competências necessárias aos autores da sociedade que viveremos em 2029.

Baixe o Manual do Participante

Confira nosso documento com o manual do participante. É fácil e rápido de ler.

Baixe o Manual

Antes de começar...

Confira nosso documento com algumas regras e informações importantes antes de você participar.

Leia o regulamento

10 mil alunos

debatendo sobre o futuro

10 milhões

de pessoas impactadas

Jovens de todo o Brasil serão colocados no centro da discussão sobre o futuro da educação por meio do cinema e música

Qual o futuro das profissões e da escola na visão dos alunos?

A equipe mais engajada no desafio irá curtir uma viagem ao Rio de Janeiro com direito a um dia no Rock In Rio

Faça parte da transformação conosco!

Descubra quem já faz parte do desafio

VAMOS CONSTRUIR O

FU    
  TU
RO?

Em um mundo pautado por transformações cada vez mais rápidas e profundas será que os alunos estão sendo consultados e estão conscientes de que são capazes de se preparar e co-criar seu próprio destino?

Jovens do Brasil inteiro serão desafiados a debaterem e a pensarem sobre o seu futuro profissional e vão expressar a sua voz através de vídeos nas redes sociais respondendo a pergunta mais desafiadora dos últimos tempos:

"Qual o futuro das profissões e da escola na visão dos alunos?"

A equipe vencedora vai ganhar uma viagem com tudo pago para Rio de Janeiro para poder conhecer o Museu do Amanhã e ainda vai curtir um dia do Rock in Rio 2019.

O futuro é de quem se transforma

Apoie o desafio

20 mil alunos

debatendo sobre o futuro

10 milhões

de pessoas impactadas

65% dos alunos de hoje vão exercer profissões que ainda não existem

►► Em um mundo de transformações constantes e profundas, como podemos vislumbrar o futuro? Como será viver, morar, trabalhar e se relacionar em 2029?

Questões como essas têm permeado o debate entre diversos atores sociais na atualidade. E enquanto governos, instituições, gestores, diretores, professores, pais e até empreendedores do setor da educação se debruçam para encontrar formas de preparar as novas gerações para o futuro, será que os alunos estão sendo consultados e estão conscientes de que são capazes de "co-criar" seu próprio destino? Não há como olhar para esse grande desafio sem o ponto de vista de quem mais será impactado por tamanhas transformações: os próprios estudantes. Por isso, a ClassApp e o Escolas Exponenciais lançam o Desafio "Criadores do Futuro".

Vamos encorajar os nossos jovens a debaterem sobre quem eles serão amanhã

O Desafio visa encorajar jovens a pensarem o futuro da educação e das profissões, reconhecendo-os como protagonistas dos seus próprios destinos. Nele, os estudantes serão convidados a debater o futuro e o impacto deste na escola e nas profissões, a apresentar suas perspectivas por meio de uma atividade artística (produção de um vídeo ou peça literária) e, assim se apropriarem das suas visões sobre como vislumbram o futuro, tendo como pilares centrais a criatividade, a curiosidade e o trabalho em equipe e ainda inspirarem milhões de jovens a pensarem neste importante desafio.

Uma viagem inesquecível ao Rio de Janeiro com direito a entrada VIP em umas das noites de apresentação do Rock in Rio 2019

A equipe vencedora do Desafio "Criadores do Futuro" receberá os seguintes prêmios:

• Viagem ao Rio de Janeiro, com despesas de passagens aéreas e de hospedagem inclusas; Visita guiada ao Museu do Amanhã;
• Ingresso VIP para um dos dias de apresentação do Rock in Rio 2019;
• Kit com brindes (camiseta, boné, mochila, etc.);
• Bolsa integral de Explica Mais (plataforma de estudos de alta performance com conteúdos preparatórios para Enem e vestibulares) ao longo do Ensino Médio.

Todo mundo ganha quando a gente pensa no amanhã

►► Transformar o aluno em protagonista
O Desafio vai ajudar os estudantes a se apropriarem da sua parcela de responsabilidade e participação na criação do seu futuro.

►► Descobrir a perspectiva do aluno
Com o Desafio, escolas, famílias e demais instituições interessadas na formação das novas gerações poderão ter acesso à visão dos estudantes sobre sua própria educação e suas perspectivas profissionais e futuras. Conhecer o ponto de vista deles vai ajudar todos os interessados no seus processos de aprendizagem a conduzirem seus trabalhos de forma mais alinhada e eficiente.

►► Conscientizar a família e a sociedade
O efeito multiplicador do Desafio é conscientizar toda a sociedade para a importância de discutir e de participar do processo de "construção de futuro" para as novas gerações. A utilização da arte e mídia social como forma de apresentar os resultados é estratégica para alavancar os impactos desse projeto para milhões de outros jovens e a sociedade mais ampla para envolvê-los nesse debate.

Apoie o desafio que vai dar voz para o jovem debater sobre o seu próprio futuro

Faça parte do Desafio Criadores do Futuro e ajude a encorajar os nossos jovens a debaterem sobre quem eles serão amanhã.

Obrigado! Sua mensagem foi enviada.
Oops! Tivemos algum problema enviando o seu formulário.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada.
Oops! Tivemos algum problema enviando o seu formulário.